Qual a cor certa para a sua parede?

A escolha das cores para as paredes de uma casa não deve ser feita apenas por uma questão de gosto pessoal, pois elas têm o poder de influenciar no perímetro de seu apartamento, você sabia? Claro que não literalmente, mas a sensação e visualização do ambiente tem tudo a ver com as cores nele presentes. Uma casa com todas as paredes pintadas de branco tem um “peso” diferente de uma casa onde predomina o marrom, do chão até o teto. Escolher a cor exata para pintar a sua nova casa, ou mesmo para dar uma reformada no ambiente, não é tarefa fácil! Fizemos uma seleção de dicas para te ajudar. Vamos lá!

O primeiro passo é saber que há uma funcionalidade na cor escolhida. Ela vai influenciar diretamente na sensação que o ambiente pintado vai passar. Lugares maiores podem ficar mais aconchegantes, ambientes menores podem dar a impressão de serem mais amplos, e assim por diante. Tudo a partir da tonalidade que você escolher.

De modo geral, cores claras ampliam o local, fazem com que aquela sala de TV, por exemplo, aparente ser maior do que realmente é. E nessa paleta de cores claras, incluem as tonalidades de amarelo, creme, palha, além, obviamente, do branco. Uma única parede cinza (ou chumbo) também pode funcionar perfeitamente para este caso: ela vai trazer profundidade, dando a sensação de que o ambiente é maior.

Para locais muito grandes ou frios, tons mais fechados, como o preto ou marrom, ajudam a trazer um conforto, deixando um ar mais introspectivo, logo, “diminuindo” e “esquentando” o ambiente.

Nos quartos, a opção dever ser sempre por tons mais suaves, que vão trazer uma sensação de descanso e relaxamento. Além do clássico branco, tonalidades claras de azul e verde também podem ser consideradas.

Se a sala de estar é o local de encontro da casa, o lugar do bate-papo, investir numa cor mais vibrante pode ser uma boa! Um tom mais forte de uma cor alegre, como o laranja ou vermelho, em uma das paredes traz uma vibração de felicidade. Fazendo essa opção, é interessante compensar a cor forte pintando as outras paredes em um tom mais suave, mais claro. Vale lembrar que ambientes monocromáticos, com todas as paredes de uma única cor é um risco, pois o excesso de informações junto com a decoração pode pesar.

E preste atenção nas tintas! As com brilho destacam as imperfeições da parede. Se as suas paredes não são perfeitinhas (a grande maioria não é) o consenso entre os pintores é utilizar tinta fosca, que não ressalta esses defeitinhos.

Aliás, uma dica importante é contratar um profissional para realizar a pintura. Na primeira visita ele certamente irá detalhar a quantidade exata de material necessário. Com esses números, escolhida a cor e após uma pesquisa de preços, basta comprar os latões e esperar sua casa ficar bem linda!

Em nosso próximo post sobre decoração vamos continuar nesse tema: você vai conhecer as tendências atuais para as cores de parede!

About these ads

One response to this post.

  1. […] e texturas: As cores mudam a noção de tamanho nos ambientes (já demos essa dica aqui no blog! Confira!). As mais fortes, estampas ou texturas pedem espaço no cômodo, já que são uma informação a […]

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: