Conheça as funções dos operários envolvidos na construção civil

Reformar e construir podem ser assuntos bem complicados para quem não domina muito bem o “mundo” da construção civil e nem como funcionam os detalhes de uma obra. E toda essa confusão inclui, além do número de materiais e ferramentas disponíveis no mercado, os profissionais envolvidos em cada atividade. Conhecer as responsabilidades de cada um deles pode ajudar a economizar e ainda evitar muita dor de cabeça. Pensando nisso, o “Morar e Viver”, reuniu algumas informações e apresenta as funções dos personagens mais comuns nos canteiros de obras e nas reformas da sua casa:

Arquiteto: ponto de partida em qualquer obra, é o responsável por decidir como o trabalho será realizado. É ele quem faz todos os projetos necessários, como os estudos preliminares e a planta com detalhes sobre instalações elétricas e hidráulicas.

Engenheiro: é o executor dos projetos desenvolvidos pelo arquiteto. Chefia a equipe e orienta todos os profissionais que trabalham no local.

Mestre de Obras: é quem planeja todas as atividades. Organiza e controla a montagem e instalação dos equipamentos, assim como o lançamento dos cabos nas linhas de transmissão. Além disso, o Mestre de Obras fiscaliza o andamento da construção, cuida para que os prazos sejam cumpridos e o resultado final entregue conforme o combinado. Mas fique atento, o Encarregado Geral tem funções bem parecidas com as executadas pelo Mestre de Obras e, em alguns casos, pode até substituí-lo. Então cuidado para não cair no “conto do vigário” e acabar pagando por dois profissionais que vão realizar o mesmo serviço.

Pedreiro: é aquele que literalmente coloca a mão na massa. É o operário, que cuida da alvenaria e faz todo o acabamento. O pedreiro é o construtor responsável por dar forma à cara que o seu lar passará a ter.

Servente e Auxiliar de Pedreiro: como o próprio nome diz, auxilia o pedreiro. É o profissional que fica com o trabalho mais pesado. Na hora da quebradeira, de carregar todo o entulho e de organizar os materiais, pode ter certeza que será o servente de pedreiro quem fará este serviço. Nas horas vagas é ele quem ajuda os operários nas execuções da obra.

Carpinteiro: este é quem cuida dos materiais de madeira na construção. monta formas, como tapumes, andaimes, distribuição dos cavaletes e outras peças usadas na construção.

Armador: responsável pelas ferragens na obra, faz operações como moldar, cortar e dobrar as estruturas, armações e vergalhões, além de fixar os estribos e montar gabaritos para corte e barras em geral.

Além destes profissionais citados acima, há vários outros que podem estar presentes, dependendo da complexidade da obra e do orçamento disponível. Como exemplo, estão os Encanadores e Eletricistas, que cuidam de toda a instalação hidráulica e elétrica. O toque final fica por conta dos trabalhadores do acabamento, como pintores, telhadistas e serralheiros.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: